John Lennon





 Curiosidades do Rock

👍🤘🤟✌️🎶🎵
Em 09/10/1940 : Nasce John Lennon
(The Beatles)
Nome : John Winston Lennon
Outros nomes : John Winston Ono Lennon
Nascimento : 09 de outubro de 1940
Liverpool , Inglaterra
Faleceu : 08 de dezembro de 1980 (40 anos)
Cidade de Nova York , Nova York , EUA
Gêneros : Rock, pop, experimental
Ocupação : Cantor, compositor, músico
Instrumentos : Vocais, violão, teclados
Gravadora(s) : Parlophone, Capitol, Apple,
Geffen, Polydor
Anos ativos : 1956-1980
Atos associados : The Quarrymen,
The Beatles, Plastic Ono Band, Yoko Ono,
Elton John, Harry Nilsson
Título: Membro da Ordem do Império Britânico (1965)
John Lennon foi um cantor, compositor, músico e ativista da paz inglês que alcançou fama mundial como fundador, co-compositor, co-vocalista e guitarrista rítmico dos Beatles. Lennon foi caracterizado pela natureza rebelde e sagacidade amarga em sua música, escrita
e desenhos, no filme e em entrevistas. Sua parceria de composição com Paul McCartney continua sendo a mais bem sucedida da história.
Nascido em Liverpool, Lennon se envolveu na mania do skiffle ainda adolescente. Em 1956, ele formou os Quarrymen, que evoluíram para os Beatles em 1960. Às vezes chamado de "o Beatle inteligente", ele foi inicialmente o líder de fato do grupo, papel gradualmente cedido a McCartney. Lennon logo expandiu seu trabalho para outras mídias participando de vários filmes, incluindo How I Won the War, e sendo autor de In His Own Write e A Spaniard in the Works, ambas coleções de escritos sem sentido e desenhos de linha.
Começando com " All You Need Is Love ", suas canções foram adotadas como hinos pelo movimento anti-guerrae a contracultura maior. Em 1969, ele fundou a Plastic Ono Band com sua segunda esposa, a artista multimídia Yoko Ono, realizou a manifestação anti-guerra de duas semanas, Bed-ins for Peace, e deixou os Beatles para embarcar em uma carreira solo.
Entre 1968 e 1972, Lennon e Ono colaboraram em muitos trabalhos, incluindo uma trilogia de álbuns de vanguarda , vários outros filmes, sua estréia solo John Lennon/Plastic Ono Band , e os 10 melhores singles internacionais " Give Peace a Chance ", " Instant Karma! ", " Imagine " e " Happy Xmas (War Is Over) ".
Mudando-se para a cidade de Nova York em 1971, suas críticas à Guerra do Vietnã resultaram em uma tentativa de deportação de três anos pela administração Nixon. Lennon e Ono se separaram de 1973 a 1975, período em que ele produziu o álbum Pussy Cats de Harry Nilsson. Ele também teve colaborações no topo das paradas com Elton John (" Whatever Gets You thru the Night ") e David Bowie (" Fame "). Após um hiato de cinco anos, Lennon voltou à música em 1980 com a colaboração de Ono Double Fantasy.
Lennon foi baleado e morto por um fã dos Beatles, Mark David Chapman, três semanas após o lançamento do álbum.
Como artista, escritor ou co-escritor, Lennon teve 25 singles número um na parada Billboard Hot 100. Double Fantasy, seu álbum mais vendido, ganhou o Grammy Award de 1981 de Álbum do Ano. Em 1982, Lennon ganhou o Brit Award de Melhor Contribuição à Música.
Em 2002, Lennon foi eleito oitavo em uma pesquisa de história da BBC dos 100 Maiores Britânicos. A Rolling Stone classificou-o como o quinto maior cantor e trigésimo oitavo maior artista de todos os tempos. Ele foi introduzido no Songwriters Hall of Fame (em 1997) e no Rock and Roll Hall of Fame (duas vezes, como membro dos Beatles em 1988 e como artista solo em 1994).

Comentários